Convite - Defesa de Mestrado
qua., 11 de jun.
|Virtual / UFBA
O Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA convida para a defesa da dissertação de Sthefferson da Silva Lima // Título: FUJA: Um chão para dançar com yoga


Horário e local
11 de jun. de 2025, 14:30 – 15:30
Virtual / UFBA
Sobre o evento
CONVITE ✨Defesa de Mestrado em Dança nº 266
O Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA convida para a defesa da dissertação de Sthefferson da Silva Lima.
Título: FUJA: Um chão para dançar com yoga
🗓 11 de junho de 2025 (quarta-feira)⏰ 14h30💻 On-line e aberto ao público pelo link: https://conferenciaweb.rnp.br/ufba/ppgdanca
Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Lucas Valentim Rocha (orientador)
– Prof.ª Dr.ª Daniela Benfica Guimarães (PPGDança/UFBA)
– Prof. Dr. Carlos Eduardo Oliveira do Carmo (PRODAN/UFBA)
Resumo:
Esta dissertação investiga os entrelaçamentos entre Dança e Yoga a partir de uma abordagem crítica, histórica e autobiográfica, propondo uma escuta sensível do corpo como território de criação, pedagogia e cuidado. A pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (2022–2025), parte da experiência artístico-pedagógica com a Fuja: Corpo, Movimento e Yoga, integrando práticas de Vinyasa Yoga, improvisação em dança e princípios da educação somática. O primeiro capítulo realiza uma análise histórica e conceitual do Haṭha Yoga, distinguindo suas manifestações pré-modernas e suas reformulações modernas e transnacionais, destacando as influências coloniais, filosóficas e políticas que transformaram o Yoga em uma prática globalizada e, muitas vezes, descontextualizada. O segundo capítulo propõe uma reconexão entre Dança e Yoga a partir do Nāṭyaśāstra, tratado clássico indiano sobre artes performáticas, explorando o conceito de vinyāsa em sua origem estética e dramatúrgica como princípio compositivo e relacional. O capítulo investiga como o vinyāsa se desloca da cena teatral para a prática moderna do Yoga, e propõe uma leitura interdisciplinar que recupere suas dimensões poéticas e espirituais. No terceiro capítulo, intitulado O Yoga que Habita em Mim, a escrita assume uma perspectiva (auto)biográfica para apresentar a proposta artístico-pedagógica Mahābhuta Vinyāsa, prática desenvolvida a partir dos quatro grandes elementos da natureza — terra, água, fogo e ar — como qualidades de presença, atenção e criação. O capítulo articula relatos de experiências, influências formativas e práticas pedagógicas realizadas ao longo do mestrado, configurando a prática como pesquisa e a escuta como método. A dissertação propõe, assim, uma ampliação do campo de diálogo entre Dança e Yoga, considerando suas dimensões histórico-culturais, cosmológicas, políticas e sensíveis. Ao afirmar o corpo como paisagem viva e prática como travessia, esta pesquisa se inscreve como um gesto de reencantamento e reexistência diante dos modelos normativos de ensino, criação e espiritualidade.